Foi anunciado que a exibição da terceira temporada de Tate no Yuusha no Nariagari no Japão começará em 6 de outubro.

Em 2013, a KADOKAWA começou a publicar a série de light novels Tate no Yuusha no Nariagari, que faz parte do selo MF Books. Em 2019, a série já contava com 22 volumes. O anime baseado nas light novels teve suas duas primeiras temporadas lançadas em 2019 e 2022.

Hitoshi Haga, assistente de direção de “Made in Abyss”, assume como diretor da terceira temporada do anime, em vez de Takao Abo da primeira temporada ou Masato Jinbo da segunda temporada. Outras novas adições à equipe incluem Franziska van Wulfen, que atuou como codiretora de animação do episódio 8 de "Bocchi the Rock!", e Sana Komatsu, que foi codiretora de animação dos episódios 15, 20 e outros de "Tate no Yuusha no Nariagari." Eles são creditados pelos designs dos personagens junto com Masahiro Suwa das temporadas anteriores.

A equipe que retorna inclui Keigo Koyanagi como compositor da série e Kevin Penkin como compositor musical. Kinema Citrus, o produtor de animação, está compartilhando os créditos da composição e do roteiro com Koyanagi. Porém, DR MOVIE, coprodutor da segunda temporada, não está mais listado nos principais créditos da produção de animação.

Do lado do elenco, as novas adições incluem Ami Koshimizu como Nadia, Kouhei Amasaki como Fohl, Konomi Kohara como Atla e Maria Naganawa como S’yne.

O enredo é descrito como:

Naofumi Iwatani, um otaku pouco carismático que passa seus dias jogando jogos e mangás, de repente é convocado para um universo paralelo! Ele descobre que é um dos quatro heróis equipados com armas lendárias e encarregados de salvar o mundo da destruição profetizada. Como o Herói do Escudo, o mais fraco dos heróis, nem tudo é o que parece. Naofumi logo fica sozinho, sem um tostão e traído. Sem ninguém a quem recorrer e sem ter para onde correr, ele fica apenas com seu escudo. Agora, Naofumi deve se tornar o lendário Herói do Escudo e salvar o mundo!