O próximo anime, que é baseado na série histórica de light novels de mistério escrita por Natsu Hyuuga e ilustrada por Touko Shino, estreará no Japão em 21 de outubro. Em vez de apenas um episódio, os três primeiros episódios serão lançados no mesmo dia.

Os light novels publicados pela Shufunotomo, publicados sob o selo Hero Bunko, começaram em 2014 e tinham 13 volumes em fevereiro de 2023. J-Novel Club descreve o enredo como:

No Oriente existe uma terra governada por um imperador, cujas consortes e mulheres que servem vivem num amplo complexo conhecido como hougong, o palácio dos fundos. Maomao, uma garota despretensiosa criada em uma cidade modesta por seu pai, um farmacêutico, nunca imaginou que o palácio dos fundos teria algo a ver com ela – até que foi sequestrada e vendida para trabalhar lá. Embora pareça comum, Maomao tem um raciocínio rápido, uma mente perspicaz e um amplo conhecimento de medicina. Esse é o seu segredo, até que ela encontra um residente do palácio pelo menos tão perspicaz quanto ela: o eunuco-chefe, Jinshi. Ele vê através da fachada de Maomao e faz dela uma dama de companhia de ninguém menos que o consorte favorito do Imperador... para que ela possa provar o veneno da comida da senhora! Ao lado de sua senhora, Maomao começa a aprender sobre tudo o que acontece no palácio dos fundos - nem tudo decente.

Norihiro Naganuma (Mahoutsukai no Yome) está atuando como diretor e compositor da série do anime com Akinori Fudesaka (Summertime Render e Komi-san wa, Comyushou desu) como assistente de direção e Yukiko Nakatani (Tropical-Rouge! Precure) como designer de personagens. TOHO Animation STUDIO e OLM são creditados pela produção da animação.

Outros funcionários incluem:

  • Misato Aida é a Designer de cores.
  • Katsumi Takao é o Diretor de arte
  • Rumi Ishiguro é Diretor de composição
  • Satoru Kousaki, Kevin Penkin e Alisa Okehazama são Compositores musicais

Aoi Yuuki é a voz da heroína principal Maomao, enquanto Takeo Ootsuka é a voz do principal protagonista masculino e eunuco Jinshi.

Antes de se tornar uma série de light novels, Kusuriya no Hitorigoto era uma web novel Shousetsuka ni Narou que começou a ser serializada em 2011. Um único volume tankoubon foi publicado sob o selo Ray Books em 2012. As light novels inspiraram um Mangá publicado pela Square Enix por Nekokurage (também disponível em inglês) e um mangá publicado pela Shogakukan (legendado Mao Mao no Kōkyuu Nazotoki Techou) por Minoji Kurata.